quarta-feira, 10 de julho de 2013

Livraria Bertrand. Casa de Livros.




                  





A mais antiga livraria em actividade, esta "casa de livros". Como tal, sendo "casa de livros", é casa de muitas coisas. Coisas variadas, tais como: a procura pelo Saber; a Vivência, que outros tão bem souberam descrever através da escrita; o Viajar por outros lugares, que não os nossos habituais; ou tão simplesmente, o Prazer simples de uma leitura despreocupada.




É um lugar de Poesia, de Prosa, do Intelecto, do Prosaico também - no sentido do banal, do trivial.




É um lugar de acolhimento, no qual somos recebidas/os com um "bem-vindo-sempre", estampado nos rostos de quem por lá faz dos livros e da actividade de livreiro, a sua profissão.




Com uma vasta rede de lojas, conserva a "Casa Mãe", situada no coração do Chiado, num edifício antigo, cujo interior cheira a madeira e a papel. É agradável, muito agradável, ir até à "Livraria Bertrand".




O atendimento é muito bom, e existem as vantagens para as/os que são Clientes Bertrand - existe um cartão de fidelidade. Esse cartão dá, a quem o obtenha, sem qualquer custo, algumas vantagens: uma percentagem fixa na compra de qualquer livro, e percentagens variáveis, consoante as acções promocionais em vigor, que permitem obter o desconto respectivo nas compras efectuadas após o primeiro dia a seguir á compra inicial. Para além destes descontos, as/os Clientes Bertrand, são informadas/os de lançamentos, eventos e diversas acções.




É um lugar a visitar, esta "casa de livros". Pela sua história, pela tradição, pelo bem estar que nos proporciona.




Fundada em 1932, com o nome de "Livraria Bertrand SARL", a sua história remonta, no entanto, ao ano de 1732, ano no qual Pedro Faure abre a primeira livraria, na junção entre a Rua Direita do Loreto e a Rua do Norte, em Lisboa. Nos anos que se seguiram a este projecto embrionário, acontece a sociedade entre Pedro Faure e os irmãos Bertrand, dando origem à "Livraria Pedro Faure e Bertrand" - anos 1740 - 47.




Após a morte de Pedro Faure, a livraria passa a chamar-se "Irmãos Bertrand", e no decorrer dos anos 1770 e 1773, passa a situar-se na Rua Garret.








                                                                                               







Com um percurso evolutivo ao longo de décadas,  passou pela criação de uma tipografia própria, de secção de encadernação, pela difusão por várias cidades do País - no Continente e Ilhas - pela abertura de uma loja em Espanha, Barcelona (Março de 2009), aquisição de armazéns, escritórios e secções de distribuição, fusão de sociedades livreiras e integração do Grupo Círculo de Leitores.








                                                             







O grupo detentor da "Livraria Bertrand", foi ganhando um lugar de destaque na área do comércio e distribuição livreira - hoje em dia, a "Livraria Bertrand" tem mais de 50 lojas.




Com uma história rica, construída também, por quem fazia da "Livraria Bertrand", um lugar de visita obrigatória e de tertúlia. Recebeu, ao longo dos anos, as visitas assíduas de vários notáveis: Alexandre Herculano, Oliveira Martins, Eça de Queiroz, Antero de Quental, Ramalho Ortigão, Aquilino Ribeiro, Fernando Namora, Urbano Tavares Rodrigues, José Cardoso Pires.








                                                  








Sendo, incontornávelmente, a mais emblemática livraria de Portugal, oferece-nos um vasto sortido de obras publicadas na Língua Portuguesa, Francês, Inglês e Espanhol.









                  









Em 2010, é-lhe atribuído o Certificado do "Guiness World Records" para "os mais antigos livreiros em actividade", e a "Livraria Bertrand" do Chiado recebeu a honorável classificação de "a mais antiga livraria em actividade"



http://www.bertrand.pt/







                                                    


Boa(s) leitura(s)!

Obrigada.








Sem comentários: