segunda-feira, 15 de julho de 2013

CocoRosie.




O trabalho das irmãs Casady pode ser considerado "estranho", mas é, também, convincente, coerente e belo.



Fusão de sonoridades, aparentemente desconexas, mas que insólitamente se harmonizam sob a forma de temas encantados.



Temas, imagens e figuras, que nos fazem viajar até um mundo de Fantasia, repleto de figuras do Imaginário, de Contos de Fadas, Contos do Grotesco, e de Lendas Encantadas. Têm tanto de de Ironia e alguma Perversidade, como de Delicadeza e Romântismo.




Os temas das "CocoRosie" soam a uma fusão de Vintage, de música Folk, Blues e música Electrónica. Os instrumentos variam entre brinquedos, instrumentos de percussão e electrónicos, guitarra, piano e harpa.




"CocoRosie" é uma banda formada por Bianca Leilani Casady - Coco - e pela sua irmã Sierra Rosie Casady - Rosie. Nascidas nos EUA - Sierra - e no Hawai - Bianca - foram criadas pela mãe, Christina Chalmers, também ela artista - cantora e performer de música nativa americana.







                 Foto de CocoRosie







De 2000 a 2003, Bianca e Sierra, estiveram desencontradas: Bianca foi viver para Nova Iorque, onde estudou Linguística e Sociologia, e onde aprofundou o seu gosto e conhecimento pelas Artes Visuais; Sierra optou por viajar até França e instalou-se em Montmartre, Paris. Foi lá que estudou Canto no Conservatório de Paris.




Em 2003, as duas irmãs reencontraram-se, em Paris, e foi no pequeno apartamento onde Sierra morava, em Montmartre - na casa de banho deste, devido às características acústicas da divisão - que produziram e gravaram o primeiro disco "La Maison de Mon Rêve", o qual as irmãs pretendiam que fosse divulgado somente a um circuíto restrito de amigos, mas que a editora independente "Touch and Go Record", quis editar e comercializar.






"La Maison de Mon Rêve", 2004
                                                                  






Passado um ano, gravaram "Noah's Ark" - cuja capa do disco foi considerada como a "pior de todos tempos". Por esta altura, já as "CocoRosie" se tinham tornado conhecidas, devido ao grande ímpacto que o seu trabalho teve no meio músical: representativo de Modernidade e Vanguarda.







"Noah's Ark", 2005
                             






Do seu percurso musical, fazem parte: "The Adventures of Ghosthorse and Stillborn", de 2007, e "Grey Oceans", de 2010.







"The Adventures of Ghosthorse and Stillborn", 2007
                                                                    






Capa do álbum Grey Oceans
"Grey Oceans", 2010
                           





Este ano, as "CocoRosie" lançaram o quinto disco da sua discografia, intitulado "Tales of a GrassWidow". Paralelamente, as irmãs Bianca e Sierra, em parceria com a artista plástica multifacetada, Anne Sherwood Pundyk, iniciaram-se num novo projecto: a revista "Girls Againts God - GAG", definida pelas irmãs como sendo uma publicação de teor e intenção futuristas, libertadoras e reveladoras.








Capa do álbum Tales of a GrassWidow
"Tales of a GrassWidow", 2013
                           






O criador Kenzo utilizou como banda sonora da campanha publicitária do perfume "Kenzo's Amour", o tema "Good Friday". A marca Escada escolheu também um tema das "CocoRosie", "Not for Sale", para a campanha da fragrância "Into the Blue".



Os temas das "CocoRosie" mais ouvidos são: "Lemonade", "Werewolf", e a mais recente "After the Afterlife", do último álbum "Tales of a Grasswidow".






                                          "Lemonade"









                                          "Werewolf"









                                          "After the Afterlife"











Próximos concertos das "CocoRosie":



no Théatre Antique de Fourviére, Lyon-França, no dia 17 de Julho;

no Latitude Festival 2013, Sulfork-Reino Unido, no dia 18 de Julho;

no The Barbican, Londres-Reino Unido, no dia 20 de Julho;

no A2, São Petersburgo-Rússia, no dia 26 de Julho;

no Avantfest 2013, Moscovo-Rússia, no dia 27 de Julho;

no Palladium, Riga-Letónia, no dia 30 de Julho.







Obrigada.


Sem comentários: